Educadores no NTE 03 definem estratégias para prevenir e combater o assédio no ambiente escolar

Palavras-chave:
Durante dois dias de trabalho, educadores do NTE 03 que participaram do Encontro Formativo Assédio Zero realizado em Seabra dialogaram sobre estratégias para prevenção e combate ao assédio e demais tipos de violências no ambiente escolar. 
 
“Estes dois dias de formação foram de grande relevância para nós, pois muita coisa voltada para a lei nós não tínhamos conhecimento e agora, a partir da formação, nós atuaremos melhor na escola e seremos multiplicadores ou pelo menos comunicadores com os colegas acerca da legislação, de como devemos acolher os colegas, atuar como profissionais conscientes dos seus fazeres e atendendo às demandas do órgão central que é a Secretaria da Educação. A gente só tem a agradecer à equipe do IAT pela colaboração. Saímos daqui desejosos de mais conhecimento e aguardando já o próximo encontro”, contou a coordenadora pedagógica Centro Estadual de Educação Profissional Letice Oliveira Maciel, Lucélia Ferreira Noronha. 
 
 “É uma alegria poder participar desta formação. Recebemos informações que nós não tínhamos, tivemos momentos especiais onde pudemos tirar dúvidas, esclarecer questões relacionadas aos nossos direitos e deveres e, sobretudo, pudemos contar uns com os outros para fortalecer a educação de qualidade do nosso território”, afirmou a coordenadora pedagógica do Colégio Estadual do Campo Filinto Justiniano Bastos, Ana Maria Bispo.
 
De iniciativa da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, a formação, que é organizada pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT), a Corregedoria e a Ouvidoria da Educação, visa qualificar profissionais da rede estadual de ensino para que identifiquem práticas e condutas do assédio e abuso ocorridos no ambiente escolar e possam contribuir na adoção de medidas adequadas de prevenção e proteção dos estudantes. A ideia é fortalecer o diálogo sobre o combate ao assédio e a violência nas escolas com a gestão da escola, a comunidade escolar e todos os parceiros envolvidos. 
 
A formação
 
A formação tem carga horária total de 20 horas, sendo 12 horas voltadas para encontros presenciais e 08 horas dedicadas aos desenvolvimentos de atividades virtuais no AVA/Moodle.
 
Os encontros presenciais sãos realizados em duas etapas. No primeiro dia são apresentadas informações e explicações sobre como os termos "assédio" e "violência" são tratados pela legislação e também têm acesso a dados estatísticos para, no segundo dia de atividades, realizarem trabalhos em grupo para estudo e análise de casos reais, que são apresentados no encerramento do encontro. 
 
No mês de agosto os encontros formativos acontecerão nos dias 08 e 09 em Senhor do Bonfim e 20 e 21 em Irecê. Até o mês de outubro, o projeto vai percorrer mais 18 territórios de identidade.
 
A ação é realizada em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), a Superintendência de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), a Coordenação de Proteção à Criança e ao Adolescente da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI).
 

Notícias Relacionadas